Batayporã está entre os 10 municípios mais transparentes de Mato Grosso do Sul

10ª posição no ranking da transparência foi alcançada através de avaliação do Ministério Público Federal em MS

 

 

Batayporã figura entre os dez municípios de Mato Grosso do Sul com o melhor índice de transparência na gestão pública. É o que aponta a Rede de Controle da Gestão Pública, que integra o Ministério Público Federal em MS (MPF-MS), na quarta edição do Ranking Estadual dos Portais da Transparência.

O relatório indicando a “Cidade Amizade” entre as mais bem avaliadas no Estado foi divulgado na última semana e aplicou nota 8,9, o que condicionou Batayporã a uma posição igual a outros três municípios que obtiveram nota igual.

A avaliação foi elaborada a partir dos sites mantidos pelos 79 municípios e do Governo do Estado. Durante as pesquisas nos sítios eletrônicos, realizadas em novembro deste ano, foram avaliados adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle. O exame foi realizado mediante a aplicação de um questionário padrão formulado com base na legislação vigente.

Para o prefeito Jorge Takahashi, o resultado é reflexo do trabalho de uma equipe que preza pela transparência. “Estar entre os dez municípios mais transparentes do Estado é motivo de orgulho, porque traduz justamente o nosso compromisso de seriedade com os munícipes”, afirmou.

O Chefe do Executivo ressaltou que o objetivo é aprimorar o sistema de transparência e de acesso à informação para que, além de promover a melhoria da gestão pública, na próxima avaliação Batayporã esteja nas primeiras posições.

Nos primeiros meses de mandato, o prefeito Jorge Takahashi determinou a reformulação do site da Prefeitura a fim de proporcionar condições para que os munícipes participem ativamente do cotidiano da administração municipal.

Avanço – O Índice Estadual de Transparência, que é a média das notas dos municípios em uma escala de 0 a 10, teve uma melhora significativa entre as avaliações realizadas pelos órgãos de controle. Na primeira avaliação realizada em 2015, Batayporã ficou com nota 2,9. Neste ano, o município alcançou 8,9. Houve melhoria de 6% entre a primeira e a quarta avaliação.

(Assessoria da PMB)

Comentários

comentários

Link curto:

Você precisa estar conectado para comentar a notícia Conectar